sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Coisas do trânsito


Por força das circunstâncias, tenho-me deslocado em Lisboa com o meu automóvel mais vezes do que desejaria. Em particular, tenho andado pela zona do Chiado e da Trindade, onde a situação do trânsito é, no mínimo, caótica. Estou certo de que grande parte dos problemas do trânsito automóvel em Lisboa se deve a um mau planeamento urbanístico dos sucessivos responsáveis que passaram pela Câmara e às características geográficas da cidade. Mas penso que os principais culpados são, sobretudo, a falta de civismo, o egoísmo e o comodismo dos seus habitantes.

São as paragens em segunda fila com os piscas ligados, impedindo a normal circulação; é o estacionamento abusivo em cima do passeio ou no primeiro espaço que encontram, sem qualquer respeito pelos peões. Preferem andar às voltas pelos quarteirões a gastar combustivel (e paciência) a usar os parques de estacionamento...

Já o disso e repito. O povo português não está ainda suficientemente maduro para saber viver em democracia. Julga que viver em democracia lhe confere o direito de fazer aquilo que bem entende, e não quer saber dessa ideia de que a sua liberdade acaba onde começa a liberdade dos outros. E o "povo" automobilista é o exemplo disso. Por ter um automóvel, julga que tem o direito de ocupar o espaço público (que é de todos) e nem pensa que os outros têm o mesmo direito a ocupar o mesmíssimo espaço público.

Não me parece que a solução deste problema se encontre com "paninhos quentes" ou com diálogo. Só lá vamos com autoridade e um par de «bolachas» (vigilância cerrada, multas pesadas, apreensão de carta, Sol aos «quadradinhos»?)

Lamentavelmente, tem sido sempre assim!...


3 comentários:

Luísa disse...

Sol aos quadradinhos! Exigimos Sol aos quadradinhos. E para a edilidade também. :-D

Kaja e 15 disse...

Sol aos quadradinhos parece-me muito bem ;)

Um dos factores mais preocupantes ( na generalidade ) são as escolas de condução! Pela troca de alguns (muitos) euros ensinam as pessoas a "guiar" um carro e não a conduzir! Isso vai depois de cada um, evoluir... ou não!

Cmp's.
Kaja

P.S. Descobri o seu blog e vou estar atento ;) Gostei!

pvb disse...

Caro Eu Penso

O problema não é, de facto,só das Escolas de Condução. Por muito experientes que sejam a conduzir ou a "guiar", sem educação ou civismo não vamos lá!